Rua João Lopes Amorim, 607- tel: (11) 3859-3544 e-mail: igrejametodista55@yahoo.com.br

domingo, 16 de outubro de 2011



Tema da semana: O poder do Espírito Santo

Dia 28- Quem é o Espírito Santo¿

Deus, em sua essência, é formado de três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Teologicamente chamado de Trindade. Do ponto de vista humano é difícil compreender, mas a Bíblia no seu todo mostra claramente que são três pessoas e em sua essência formam a Trindade.

O Espírito Santo é uma das pessoas da trindade. Muitos pensam que O ES é uma influencia, ou um poder, ou uma nuvem, ou algo estranho, mas a Bíblia afirma que Ele é uma pessoa. Há três elementos que caracterizam uma pessoa: Intelecto, Vontade e emoções.

O Espírito Santo tem intelecto: Pois, quem conhece os pensamentos do homem, a não ser o espírito do homem que nele está¿ Da mesma forma ninguém conhece os pensamentos de Deus, a não ser o Espírito de Deus”. I Coríntios 2.11.

O Espírito Santo tem Vontade: “Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e eles a distribui individualmente, a cada um, como quer”. I Coríntios 12:11.

O Espírito Santo tem emoções: Não entristeçais o Espírito Santo de Deus, com a qual vocês foram selados para redenção”. Efésios 4.30.

O nosso relacionamento com O Espírito Santo é fundamental para o nosso crescimento espiritual, pois o resultado deste relacionamento produzirá alguns efeitos como estes:

1.                   Vivemos uma vida santa- A palavra diz que o ES nos convence do pecado, isto quer dizer que sempre que fizermos algo que o desagrada, Ele nos mostrará não a titulo de acusação, mas amorosamente nos ajudará a ver nossos pecados e acertarmos nossa vida diante de Deus e das pessoas.

2.                   Teremos vitória sobre a tentação- O ES sempre nos dará poder para vencermos as tentações e ataques malignos. No nosso viver diário sempre somos atacados por tentações, questão instrumentos do Diabo para nos separar de Deus. Todavia, com o poder do Espírito Santo, teremos vitória.

3.            Teremos unção- A Bíblia diz que o ES nos enche com poder do alto, isto significa que o poder de Deus estará atuando em nossas vidas.  Está unção não é para beneficio pessoal, mas para que a nossa palavra seja carregada de autoridade para ganharmos almas para Cristo.

Oração

1.            Declare ao ES o seu desejo de ter um bom relacionamento com ELE;

2.            Peça ao ES que lhe ajude a crescer espiritualmente.


Dia29- O Fruto do Espírito

Texto Base- Gálatas 5.22-23.

Jesus disseque a árvore boa produz bons frutos. Se estivermos cheios  do Espírito Santo produziremos o fruto do Espírito descrito no versículo acima. Se fizermos uma boa analise chagaremos a conclusão que este fruto é a própria vida a exemplo de Jesus Cristo.

Quando Cristo andou fisicamente aqui na terra, viveu uma vida de exemplo e modelo para nós. No seu viver podemos ver claramente o fruto acima descrito. Aqui entra o propósito de Deus de forjar o caráter de Cristo em nós.  Se tivermos o caráter de Cristo naturalmente teremos este tipo de vida.

As pessoas estão à procura de uma vida plena e cheia de propósitos e nós devemos ser o modelo para as pessoas ao nosso redor. Se tivermos esse fruto em nossas vidas, muitos vão querer conhecer mais a Deus. Para também viver este tipo de vida. Infelizmente temos vistos muitos cristãos somente buscando bênçãos materiais e olhando para Deus como alguém que está a sua disposição para satisfazer os seus desejos pessoais. Mas a Bíblia não nos ensina isto.  Ao contrario, nos é que devemos satisfazer os desejos de Deus.

Esse fruto não pode nunca ser produzido por força humana ou disciplinas pessoais. A palavra fruto significa resultado de uma planta sadia. Se estivermos cheios do ES, este fruto se manifestará naturalmente em nossas vidas. Pessoalmente seremos abençoados com esta vida plena e também seremos instrumentos de Deus para que as pessoas ao nosso redor tenham o desejo de buscá-lo por verem a qualidade de vida que vivemos.

Oração- A) Peça ao Espírito Santo que lhe encha de poder;
                B) Peça ao  Espírito Santo que manifeste o fruto em sua vida.


Dia 30- Habitação do Espírito Santo

Texto Base: I Coríntio 6.19-20; Romanos 8.9


A bíblia afirma que quando recebemos a Cristo como Senhor e salvador, o Espírito Santo entra em nossas vidas e habita constantemente em nós. O primeiro texto afirma que nós somos santuário e habitação do Espírito Santo.  O segundo diz que todos que pertencem a Cristo têm o Espírito Santo.

A presença do Espírito Santo nos dará duas bênçãos especiais:

1.                   A responsabilidade de viver uma vida santa- Conscientes da presença do Espírito Santo nas 24 horas do dia, teremos uma sensação de responsabilidade quando vierem às tentações para cometermos algo errado. Isto não quer dizer que viveremos sob uma vigilância e pressão restritas, ao contrário, o Espírito Santo sempre nos dará liberdade de escolha, e quando vierem às tentações teremos uma grande oportunidade de obedecer ao Senhor e não entristecer o Espírito Santo.

2.                   A garantia de segurança- O Espírito Santo nos fortalece com o poder de Deus. Isto nos traz uma grande segurança de que nada e ninguém  poderá separar do amor de Deus. Seu cuidado constante estará sobre nós, pela presença do Espírito Santo.
Os inimigos da nossa vida cristã poderão nos ameaçar e tentar, mas o Espírito Santo nos dá garantia de vitória sobre o mundo, pecado, carne e Satanás.
Que grande privilégio saber que o ES habita nas nossas vidas e sempre estará conosco, nos dando seu poder e ajudando-nos a viver a vida cristã. Louve a Deus pela presença santa do ES em sua vida.
Oração-  A) Louve a Deus porque o ES habita em você;
                 B) Peça ao Espírito Santo que sempre lhe conduza na vida cristã.




Nenhum comentário:

Postar um comentário